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Marketing de Conteúdo: Como tornar seu conteúdo valioso

marketing de conteudo

O marketing de conteúdo é a abordagem estratégica de marketing de criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido – com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

O que é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes em potencial e ajudá-los a resolver seus problemas.

marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é usado por marcas líderes

A grande maioria dos profissionais de marketing está usando marketing de conteúdo. Na verdade, ele é usado por muitas organizações proeminentes no mundo, incluindo  P&G, Microsoft, Cisco Systems e John Deere . Também é desenvolvido e executado por pequenas empresas e lojas individuais em todo o mundo. Por quê? Porque funciona.

O marketing de conteúdo é bom para seus resultados – e para seus clientes

Especificamente, existem três razões principais – e benefícios – para empresas que usam marketing de conteúdo:

  • Aumento nas vendas
  • Redução de custos
  • Fidelização de Clientes

O conteúdo é o presente – e futuro – do marketing

Volte e leia a definição de marketing de conteúdo mais uma vez, mas desta vez remova o que é relevante e valioso.

Essa é a diferença entre o marketing de conteúdo e o outro lixo informativo que você recebe de empresas que tentam vender “coisas” para você. As empresas nos enviam informações o tempo todo – só que na maioria das vezes não são muito relevantes ou valiosas (você pode dizer spam?).

É isso que torna o marketing de conteúdo tão intrigante no ambiente atual de milhares de mensagens de marketing por pessoa por dia.

O marketing é impossível sem um ótimo conteúdo

Independentemente do tipo de tática de marketing que você usa, o marketing de conteúdo deve fazer parte do seu processo, não algo separado. O conteúdo de qualidade faz parte de todas as formas de marketing:

  • Marketing de mídia social: a estratégia de marketing de conteúdo vem antes de sua estratégia de mídia social.
  • SEO: os mecanismos de pesquisa recompensam as empresas que publicam conteúdo consistente e de qualidade.
  • RP: Estratégias de RP bem-sucedidas abordam questões que preocupam os leitores, não seus negócios.
  • PPC: para que o PPC funcione, você precisa de um ótimo conteúdo por trás dele.
  • Marketing de entrada: o conteúdo é a chave para direcionar o tráfego de entrada e leads.
  • Estratégia de conteúdo: a estratégia de conteúdo faz parte da maioria das estratégias de marketing de conteúdo.

E se seus clientes esperassem receber seu marketing? E se ao recebê-lo, via impresso, e-mail, site, eles gastassem 15, 30, 45 minutos com ele? E se eles antecipassem e compartilhassem com seus colegas?

marketing de conteúdo

O que exatamente é marketing de conteúdo?

Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está entregando informações que tornam seu comprador mais inteligente. A essência dessa estratégia de conteúdo é a crença de que, se nós, como empresas, entregarmos informações valiosas e consistentes e contínuas aos compradores, eles, em última análise, nos recompensarão com seus negócios e fidelidade.

Como o marketing de conteúdo difere de outras formas de marketing?

Há muita confusão sobre o que é marketing de conteúdo – e o que não é. Embora não queiramos nos envolver com semântica, ajuda se todos estiverem usando os mesmos termos.

Geralmente ele está relacionado – mas é diferente de – todas essas formas de marketing:

  • Publicidade nativa
  • Conteúdo de marca 
  • Marketing de produto 
  • Marketing tradicional 
  • Mídia social
  • SEO
  • Marketing de entrada
  • Relações públicas
  • Marketing de influência

Marketing eficaz

Uma definição popular de insanidade é fazer a mesma coisa continuamente, mas esperando resultados diferentes. A qual seria a definição de insanidade do marketing de conteúdo? Criar conteúdo, apenas lançá-lo e esperar bons resultados… e depois repetir o processo, eternamente.

Para quebrar esse ciclo louco, você deve periodicamente dar uma olhada crítica em seu marketing para entender o que está funcionando e o que não está – mesmo que isso signifique que você tenha menos tempo para publicar novo conteúdo.

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