O marketing de conteúdo é a abordagem estratégica de marketing de criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido – com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa do cliente.
O que é o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente.
Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está fornecendo conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes em potencial e ajudá-los a resolver seus problemas.
O marketing de conteúdo é usado por marcas líderes
A grande maioria dos profissionais de marketing está usando marketing de conteúdo. Na verdade, ele é usado por muitas organizações proeminentes no mundo, incluindo P&G, Microsoft, Cisco Systems e John Deere . Também é desenvolvido e executado por pequenas empresas e lojas individuais em todo o mundo. Por quê? Porque funciona.
O marketing de conteúdo é bom para seus resultados – e para seus clientes
Especificamente, existem três razões principais – e benefícios – para empresas que usam marketing de conteúdo:
- Aumento nas vendas
- Redução de custos
- Fidelização de Clientes
O conteúdo é o presente – e futuro – do marketing
Volte e leia a definição de marketing de conteúdo mais uma vez, mas desta vez remova o que é relevante e valioso.
Essa é a diferença entre o marketing de conteúdo e o outro lixo informativo que você recebe de empresas que tentam vender “coisas” para você. As empresas nos enviam informações o tempo todo – só que na maioria das vezes não são muito relevantes ou valiosas (você pode dizer spam?).
É isso que torna o marketing de conteúdo tão intrigante no ambiente atual de milhares de mensagens de marketing por pessoa por dia.
O marketing é impossível sem um ótimo conteúdo
Independentemente do tipo de tática de marketing que você usa, o marketing de conteúdo deve fazer parte do seu processo, não algo separado. O conteúdo de qualidade faz parte de todas as formas de marketing:
- Marketing de mídia social: a estratégia de marketing de conteúdo vem antes de sua estratégia de mídia social.
- SEO: os mecanismos de pesquisa recompensam as empresas que publicam conteúdo consistente e de qualidade.
- RP: Estratégias de RP bem-sucedidas abordam questões que preocupam os leitores, não seus negócios.
- PPC: para que o PPC funcione, você precisa de um ótimo conteúdo por trás dele.
- Marketing de entrada: o conteúdo é a chave para direcionar o tráfego de entrada e leads.
- Estratégia de conteúdo: a estratégia de conteúdo faz parte da maioria das estratégias de marketing de conteúdo.
E se seus clientes esperassem receber seu marketing? E se ao recebê-lo, via impresso, e-mail, site, eles gastassem 15, 30, 45 minutos com ele? E se eles antecipassem e compartilhassem com seus colegas?
O que exatamente é marketing de conteúdo?
Em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está entregando informações que tornam seu comprador mais inteligente. A essência dessa estratégia de conteúdo é a crença de que, se nós, como empresas, entregarmos informações valiosas e consistentes e contínuas aos compradores, eles, em última análise, nos recompensarão com seus negócios e fidelidade.
Como o marketing de conteúdo difere de outras formas de marketing?
Há muita confusão sobre o que é marketing de conteúdo – e o que não é. Embora não queiramos nos envolver com semântica, ajuda se todos estiverem usando os mesmos termos.
Geralmente ele está relacionado – mas é diferente de – todas essas formas de marketing:
- Publicidade nativa
- Conteúdo de marca
- Marketing de produto
- Marketing tradicional
- Mídia social
- SEO
- Marketing de entrada
- Relações públicas
- Marketing de influência
Marketing eficaz
Uma definição popular de insanidade é fazer a mesma coisa continuamente, mas esperando resultados diferentes. A qual seria a definição de insanidade do marketing de conteúdo? Criar conteúdo, apenas lançá-lo e esperar bons resultados… e depois repetir o processo, eternamente.
Para quebrar esse ciclo louco, você deve periodicamente dar uma olhada crítica em seu marketing para entender o que está funcionando e o que não está – mesmo que isso signifique que você tenha menos tempo para publicar novo conteúdo.
Leave a Comment