Blog

Saiba como monetizar um blog

Você já deve ter criado seu blog, está com ele online, mas ainda não sabe como monetizar um blog.

Existe um número infinito de para ganhar dinheiro online, os únicos limites são sua própria criatividade e os tipos de negócios que você pode negociar para si mesmo.

Mas, como você está começando a ver, quanto mais tráfego, assinantes de e-mail e leitores regulares você tiver em seu blog, mais opções você terá para monetizar esse público e maior será seu potencial de ganhos.

como monetizar um blog

Como Monetizar Um Blog – 8 Maneiras Diferentes

Lembre-se de que, quando você está apenas começando, algumas dessas estratégias de monetização serão mais fáceis do que outras enquanto seu número de leitores ainda está crescendo.

1. Conteúdo patrocinado.

O que é conteúdo patrocinado? Geralmente, é quando uma marca, empresa ou indivíduo paga uma taxa para que seu conteúdo (ou oferta) chegue ao seu público.

Isso significa que você provavelmente precisará de alguma aparência de base de leitores antes de negociar um acordo de conteúdo patrocinado – porque o patrocinador vai querer ver seus leitores clicarem e pelo menos avaliarem a oferta especial sobre a qual você está escrevendo.

A melhor maneira de fazer conteúdo patrocinado sem alienar seus leitores é entrelaçá-lo em seu estilo de publicação típico, onde você pode cobrar um valor do anunciante.

A menos que você já tenha uma opção considerável em outro site (ou conta social) que planeja usar para direcionar o tráfego para o seu blog, levará algum tempo para aumentar seu número de leitores e definir um público-alvo a um ponto em que o conteúdo patrocinado seja uma opção de monetização viável.

Porém, existem maneiras muito mais rápidas de começar a monetizar um blog.

2. Freelance (venda de seus serviços).

Se você deseja começar a ganhar dinheiro com seu blog agora, vender seus serviços será de longe a opção de menor esforço.

Tudo que você realmente precisa para conseguir seu primeiro cliente freelancer é um argumento de venda forte o suficiente, que é onde um blog ajudará significativamente.

Você vai querer construir suas páginas principais (Sobre, Entre em Contato, Serviços) e apresentar pelo menos alguns exemplos do tipo de trabalho que você fez e para o qual logo estará promovendo clientes freelance.

E se você ainda não tem essas amostras de trabalho… não deixe que isso o impeça. Passe alguns dias agora para criar esses artigos de exemplo, designs ou outros produtos e hospede-os em seu próprio blog como se fossem um projeto que você foi pago para produzir.

Se você tem uma habilidade que pode vender como um serviço, então já está preparado para sair e começar a vender clientes em potencial. Essa habilidade pode ser algo como…

  • Escrita
  • Projeto
  • Fotografia
  • Marketing
  • Relações públicas
  • Gerenciamento de mídia social
  • Assistência viral
  • SEO ou campanhas publicitárias pagas
  • Estratégia de negócios ou gerenciamento de projetos

A lista continua … porque qualquer habilidade pode ser monetizada.

3. Cursos online.

Depois de ter uma habilidade (ou experiência) que outros também desejam aprender, é relativamente fácil agrupar seus melhores conselhos, estratégias, táticas e tutoriais em um curso online onde as pessoas podem pagar pelo acesso para acelerar seu aprendizado muito mais rápido do que de outra forma, passando pelo difícil processo de aprendizagem por tentativa e erro.

O que é ótimo sobre cursos online como monetizar um blog, é que você não precisa de um grande público para começar a ganhar com a venda de cursos.

Depois de ter apenas um punhado de leitores em seu blog, incentive-os a interagir com você – faça perguntas, ofereça downloads gratuitos, compartilhe conselhos e faça com que eles se juntem à sua lista de e-mail ou entrem em contato pessoalmente e se conectem com você.

Saiba mais sobre seus maiores desafios (relacionados aos tópicos mais amplos cobertos em seu blog). Identifique as maneiras pelas quais você pode ajudá-los de maneira única, apoiando-se em suas próprias habilidades, conhecimento e experiência.

Depois de determinar a maneira certa de ajudar um punhado de seus leitores a resolver um problema real que estão encontrando, apresente-os (individualmente de uma maneira muito personalizada por e-mail ou preferencialmente por telefone) sobre como pré-encomendar seu curso e obter orientação direta de você enquanto você trabalha na construção do material do curso real.

Isso fará duas coisas importantes por você:

  • Em primeiro lugar, pedir às pessoas que deem a você o dinheiro ganho com tanto esforço valida que você está resolvendo um problema real
  • Em segundo lugar, você terá assuntos de teste ao vivo para ajudar a construir e organizar o conteúdo do seu curso em tempo real nas próximas semanas – e seu curso pode surgir como resultado de lições aprendidas e táticas comprovadas em seu tempo de treinamento direto

4. Monetizar um blog com anúncios.

Algumas das outras redes de anúncios principais que você deve considerar instalar em seu blog são Google AdSense, BuySellAds e Propeller Ads.

Em suma, a publicidade tradicional de CPC ou CPM não se torna muito lucrativa (pelo menos como uma fonte viável de receita significativa) até que você alcance quase um milhão de leitores mensais, portanto, não é um grande canal de monetização para se concentrar no curto prazo.

Mas se você descobrir as alavancas certas para começar a gerar grandes quantidades de tráfego, esta é uma maneira muito rápida de virar um interruptor e começar a monetizar seus leitores rapidamente.

5. Patrocínios de podcast.

Outra ótima maneira de começar a monetizar seu blog é lançar um podcast (simples) para seus leitores… e usar suas estatísticas de tráfego e ouvintes iniciais para sair e reservar patrocínios de marcas que desejam alcançar seu tipo de leitores e ouvintes.

Você pode até combinar ofertas de colocação de anúncios de podcast com postagens de blog patrocinadas em seu site para melhorar o negócio.

Lance um punhado de episódios e peça a qualquer convidado que você entrevistou ou mencionou para compartilhar com suas comunidades. Aqueles que sintonizarem e gostarem do seu programa irão se inscrever e ficar por perto.

Uma das melhores maneiras de alcançar mais ouvintes e aumentar o número de downloads é ser um convidado em outros podcasts (mais estabelecidos) em seu espaço.

6. Programas de afiliados.

Veja como funcionam os programas de afiliados: Você obtém um link de rastreamento especial da empresa da qual é afiliado. Em seguida, você colocará esse link em postagens em seu blog, e-mails para assinantes de seu blog e o entrará em outro lugar que alcance seus leitores.

Quando alguém clica nesse link de rastreamento e conclui uma compra, inscreve-se (ou, ocasionalmente, outra métrica), você ganha uma taxa definida ou uma porcentagem da venda.

Você está sendo recompensado por indicar novos clientes aos seus parceiros afiliados.

Algumas das maiores marcas possuem programas de afiliados. Pense em empresas globais como a Amazon, até os principais participantes em nichos específicos como educação online, onde marcas como Hotmart, Monetizze e Udemy têm programas lucrativos.

Você também não precisa ser membro de uma rede de afiliados para começar a ganhar.

Depois de construir até mesmo um pequeno número de leitores… se eles estiverem engajados e sintonizados com o que você tem a dizer, isso é munição para negociar um acordo de afiliado com proprietários de empresas individuais, startups e marcas que desejam divulgar seus produtos para o seu tipo de público.

7. Produtos físicos e ferramentas de software.

Semelhante em conceito ao lançamento de um curso online para o público-alvo do seu blog, outra ótima maneira de monetizar o seu público é vendendo (primeiro o pré-lançamento) um produto físico ou ferramenta de software para as pessoas da sua comunidade.

No final do dia, tudo isso se resume a resolver os problemas que os leitores do seu blog têm.

Se você pode construir um relacionamento com 10 leitores iniciais e trabalhar com eles para apontar um desafio para o qual você está interessado em criar um produto físico ou digital. Concentre-se em resolver repetidamente esse problema sozinho e , em seguida, desenvolva um plano de ação de como você pode ajude pessoalmente essas 10 pessoas a resolverem esse problema em suas próprias situações exclusivas. Isso vai ser muito manual no começo, mas é necessário.

Em seguida, peça a esses 10 leitores para “pré-encomendar” o produto de você e trabalhe com eles por meio de um regime de treinamento pessoal que você usará para garantir que seu eventual produto tenha todos os recursos necessários para resolver com sucesso seu desafio.

No final deste processo de validação, você emergirá com uma solução construída com base em ajudar genuinamente seus leitores.

como monetizar um blog

8. Parcerias de negócios.

De todas as formas de como monetizar um blog, esta é a mais imprevisível. Quem sabe quem você conhecerá como resultado da construção de seu blog? E quanto aos futuros convidados do seu podcast? As possibilidades aqui de tropeçar em oportunidades de parceria são infinitas.

É verdade que não existem tantas maneiras de criar autenticamente a criação desses tipos de parcerias, além de aumentar sua marca pessoal e o alcance de seu blog. Ser receptivo às pessoas e ideias criativas que aparecem em seu caminho conforme outras pessoas descobrem seu blog.

Por outro lado, se houver alguém em seu espaço com quem você realmente deseja colaborar e trabalhar, crie uma estratégia para agregar valor ao negócio primeiro.

Construa uma comunidade de pessoas que você sabe que elas também desejarão alcançar – e então comece a construir um relacionamento com seu influenciador antes de apresentá-los a uma ideia de colaboração.

E essas são apenas algumas das maneiras de como monetizar um blog, porém é possível fazer muito mais.

Leave a Comment