Blog

Como Instalar o WordPress: Guia Rápido

Quer saber como instalar o WordPress? Você está no lugar certo! Na verdade, existem várias maneiras de instalar o software de publicação na web WordPress. Você tem ouvido muitas coisas sobre o WordPress, o mais popular dos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs).

Antes de começar, é importante observar que o WordPress não é um aplicativo de desktop comum como o Microsoft Word. Não foi projetado para funcionar em um computador pessoal. Em vez disso, ele precisa ser instalado em um servidor da web para funcionar.

Você está pronto para aproveitar ao máximo a plataforma WordPress para potencializar seu blog. Mas há um problema. Você não sabe o que fazer ou por onde começar no que diz respeito à instalação do WordPress.

Neste artigo você aprenderá tudo o que precisa para instalar o WordPress em seu servidor web.

Mostraremos como instalar o WordPress usando instaladores de um clique e, em seguida, fazê-lo manualmente apenas para se divertir. Ao final deste tutorial, você será um ninja na instalação do WordPress, para que possa se concentrar em seu trabalho.

Como instalar o WordPress usando instaladores de um clique

Instaladores de script como Softaculous, Fantastico e Mojo Marketplace, entre outros, tornam a instalação do WordPress super fácil. Tudo que você precisa fazer é clicar em um botão aqui, um botão ali e seu trabalho estará concluído.

Instalar WordPress usando o Fantastico

O Fantastico torna a instalação do WordPress incrivelmente fácil. Fácil, você diz? Isso mesmo, você pode instalar um novo site WordPress em cinco etapas simples. Cinco etapas fantasticamente simples.

Em primeiro lugar, faça login em seu painel de controle e localize o ícone Fantastico (ou Fantastico Deluxe):

como instalar o wordpress

Clique no ícone para abrir o painel do Fantastico. No menu à esquerda, você verá WordPress em Blogs . Escolha WordPress e clique no link Nova instalação  na tela de informações do WordPress que aparece:

instalar wordpress

A próxima etapa envolve inserir vários detalhes, como seu domínio, nome de usuário, senha, título do site, etc. Em seguida, basta clicar no botão Instalar WordPress , que o levará a uma página de confirmação.

Clique no botão Concluir instalação para concluir a instalação. Cinco. Simples. Passos. Desfrute do seu novo site WordPress e promova-o ativamente quando finalmente o lançar.

Como instalar o WordPress manualmente

O processo é bastante fácil, você deve construir blogs WordPress um após o outro. É algo assim:

  • Baixe o WordPress em WordPress.org
  • Faça login no cPanel e crie um banco de dados WordPress usando o ícone MySQL Databases encontrado na guia bancos de dados.
  • Crie e adicione pelo menos um usuário ao banco de dados (você precisará dessas informações ao criar wp-config.php)
  • Faça upload do WordPress para public_html ou pasta raiz usando FTP ou gerenciador de arquivos
  • Extraia o arquivo WordPress.zip diretamente em public_html. Seus arquivos do WordPress devem estar na pasta public_html também conhecida como raiz e não na pasta extraída do WordPress. Caso contrário, você terá que digitar seudominio.com/wordpress/ para carregar seu site WordPress, o que não é legal. Portanto, mova todos os arquivos do diretório WordPress extraído para a pasta public_html / root. Alternativamente, você pode pular a movimentação dos arquivos, apenas certifique-se de que seu domínio aponta para a pasta extraída do WordPress
  • Agora navegue até o URL do seu site para iniciar o processo de instalação
  • Você será solicitado a criar um arquivo wp-config.php
  • Siga o prompt, preencha as informações do banco de dados, ou seja, nome do banco de dados, nome de usuário, senha e host do banco de dados ( localhost  por padrão) e clique no botão Enviar
  • Clique em Iniciar a instalação,
  • Insira as informações sobre o seu site na próxima página e clique no botão Instalar WordPress.

Viu como Instalar o WordPress é fácil. Você pode fazer isso manualmente. E, graças ao fluxo de instaladores automáticos, você não precisa se esforçar para instalar sites WordPress, e pode criar seus blogs facilmente.

Leave a Comment