Blog

4 Maneiras de ganhar dinheiro escrevendo

ganhar-dinheiro-escrevendo-blog

Ganhar dinheiro escrevendo pode oferecer uma série de vantagens – você pode escolher quando e onde trabalhar e com quem.

Não é à toa que essa promessa de liberdade criativa e pessoal atrai tantas pessoas.

Mas a verdade é que a maioria deles não quer pensar sobre os aspectos práticos de se tornar um escritor freelance em tempo integral .

Eles não querem pensar sobre a incerteza, a rejeição, a dúvida.

Eles não querem pensar em todas as tarefas pequenas e nada glamorosas que tornam a vida de um escritor possível.

No fundo, eles temem que seu sonho perfeito se desfaça se o arrastarem para a terra. Então ele fica pendurado em uma bolha brilhante, esperando o dia em que milagrosamente se torne realidade.

Mas vamos ser honestos – isso simplesmente não vai acontecer. Ou você realmente acha que alguém vai se aproximar de você um dia e dizer:

“Olá. Ouvi de alguém que você estava pensando em escrever algo, algum dia, e adoro pagá-lo para ver aonde isso um dia pode nos levar. ”

Claro que não, mas sem uma estratégia concreta é o que seria necessário para tornar realidade o seu sonho distante.

A experiência mostra que planos vagos falham. Alicerçar seus sonhos na realidade é o que os faz acontecer. Mesmo que isso signifique pensar nas coisas que você prefere não considerar.

Não basta dizer que você quer ganhar dinheiro como escritor; você precisa saber como. Você precisa de um plano concreto para preencher a lacuna de onde você está agora até onde deseja estar.

ganhar dinheiro

4 maneiras realistas de ganhar dinheiro escrevendo

1. Seja pago para escrever artigos para blogs, revistas e jornais

Apesar de falar de “fadiga de conteúdo” global, as principais publicações – tanto online quanto offline – devem continuar publicando conteúdo ou morrem. É por isso que os painéis de empregos são tão abundantes.

Isso significa que os blogs, revistas e jornais populares do WordPress continuam ávidos por redação de conteúdo de qualidade – e muitos estão dispostos a pagar por isso também. Você precisará se esforçar para encontrar as melhores oportunidades de redação, entendendo que o sucesso não acontecerá da noite para o dia, mas fazer freelance para essas publicações ainda é uma maneira inteligente de ganhar dinheiro online como escritor.

Vamos começar com os blogs.

Embora escrever artigos para blogs populares (também conhecido como guest post) ainda não seja remunerado, com a maioria dos novos escritores trocando seu conteúdo por exposição (por meio de uma assinatura ou biografia do autor), inúmeras exceções ainda existem.

As postagens de convidados também podem levar a outro trabalho remunerado.

E quanto ao mundo da impressão? Essa ainda é uma maneira viável de ganhar dinheiro escrevendo nos dias de hoje em que tudo online?

A publicação tradicional passou por um período difícil, mas muitas revistas de consumo ainda estão se fortalecendo, e muitas dessas publicações ainda pagam bem por artigos de destaque.

Claro, você não pode esperar conseguir uma oportunidade lucrativa imediatamente – você precisará subir a escada por meio de publicações locais menores, construindo sua credibilidade à medida que avança.

Da mesma forma, os periódicos especializados anseiam por artigos de qualidade em sua área de tópicos restritos e muitos estão despertando para o estilo de redação mais coloquial e envolvente que a redação para a web exige. Além disso, blogueiros talentosos com conhecimento especializado comprovado podem, muitas vezes, pular a escalada e entrar com o tom certo.

Em geral, o segredo para fazer esse modelo funcionar é ser tenaz em perseguir oportunidades – seja uma escrita fantasma ou um trabalho regular de redação freelance – e ser eficiente com sua escrita assim que as conseguir.

As pessoas que seguem esse modelo com sucesso são como máquinas de escrever – elas criam conteúdo de qualidade rapidamente e não se permitem ficar atoladas em nenhum projeto.

2. Ganhe dinheiro criando garantias para empresas sedentas de conteúdo

Nos últimos cinco anos, o marketing de conteúdo – este conceito de criação de conteúdo valioso para atrair clientes e construir credibilidade e confiança – sem dúvida se tornou popular.

O resultado? Mais e mais empresas estão entrando no jogo do conteúdo. Alguns têm uma estratégia clara, enquanto outros estão apenas entrando na onda e esperando que valha a pena no futuro.

Isso criou um mercado para escritores inteligentes que podem escrever para um público específico. Essas empresas ávidas por conteúdo precisam de artigos, white papers, estudos de caso – a lista continua. E eles esperam pagar por eles.

Entrar nesse mercado pode ser difícil sem alguns contatos para começar, mas não é impossível.

Inicialmente, você pode precisar disputar a atenção com milhares de outros freelancers ansiosos que disputam empregos online.

Mas com paciência e trabalho árduo você pode estabelecer um histórico de projetos bem-sucedidos e se separar das massas de baixa renda.

No entanto, esse caminho requer um portfólio de escrita de habilidades relacionadas ao conteúdo – não apenas uma compreensão do público-alvo, mas também dos fundamentos de marketing e SEO.

Em outras palavras, você precisará de mais do que um laptop e uma paixão por escrever para impressionar essa multidão e ganhar dinheiro – você precisará persuadir os clientes de que você entende o panorama geral.

Uma maneira inteligente de se diferenciar é construir sua própria plataforma, usando blogs e guest blogging para demonstrar a experiência que você espera obter para os outros.

3. Ganhe Dinheiro Escrevendo como um Redator Focado na Conversão

Redação de conversão, em poucas palavras, é uma redação projetada para fazer os leitores realizarem uma ação específica.

Panfletos de vendas, scripts de vídeo e até descrições de produtos – tudo isso precisa ser escrito por alguém e vive ou morre com os resultados que produz.

A redação pode não parecer fundamentalmente diferente de outras formas de escrita, mas, na prática, é uma disciplina própria.

Embora exista uma tendência de redação mais coloquial e empática – afastando-se da “venda difícil” impulsionada pelo hype – você ainda precisa de um conhecimento sólido dos princípios da persuasão.

Portanto, a menos que você tenha experiência em direitos autorais, esteja preparado para investir muito tempo (e possivelmente dinheiro) no aprendizado dos fundamentos.

Apesar da curva de aprendizado íngreme, as recompensas de direitos autorais podem ser significativas.

Como um bônus, uma base em direitos autorais também será valiosa se você decidir vender seus próprios produtos.

4. Crie um blog de nicho e promova produtos de terceiros

ganhar dinheiro com blog

Vou ser honesto – criar um blog popular não é uma das tarefas mais fáceis nos dias atuais.

Porém, uma vez que você escalou seu blog além de um certo ponto, você pode se surpreender com o pouco tempo que você realmente gasta fazendo o que você ama – escrevendo.

Portanto, se o seu sonho é começar um blog de seis dígitos, é melhor você estar tão animado com a perspectiva de administrar um negócio quanto em escrever seu próximo post.

Mas existe um caminho para ganhar dinheiro com um blog no qual você ainda gasta uma boa parte do seu tempo escrevendo. E começa escolhendo um nicho de blog onde já exista um público grande e apaixonado e – isso é crucial – onde você possa encontrar produtos de sucesso de nomes confiáveis ​​para vender.

Promover produtos afiliados é uma maneira muito mais inteligente de começar a ganhar dinheiro com um blog do que criar seu próprio produto. Com um produto afiliado, alguém já fez o trabalho árduo de validar o mercado, construir o produto e aprimorá-lo com base no feedback do cliente. Outra pessoa pode lidar com as consultas pré-vendas, pagamentos, reembolsos e suporte ao produto.

Muitos produtos de afiliados também pagam altas comissões – 50% ou mais – porque o custo de produção incremental de produtos digitais é essencialmente nada.

O segredo é encontrar os produtos certos – aqueles nos quais você pode apostar sua reputação.

Leave a Comment